quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor

As expressões "dia de", "dia do", "dia da", etc, foram cunhadas para de alguma forma homenagear e não sabemos se o comércio neste dia do professor vende presentes como em outras datas festivas.


A história da educação retrata como era no passado o funcionamento do ensino a começar pelas primeiras letras normalmente ensinadas no próprio lar. No entanto ao folhearmos as páginas das Sagradas Escrituras aprendemos que Deus em seu cuidado e amor determinou que além do intelecto o pai deveria também ensinar e de forma exaustiva os preceitos morais e eternos de Sua Palavra. Assim conta o registro bíblico em Deuterônomio 6.6-9, "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas".
Em uma leitura apressada do texto acima pode parecer exagero a sua prática, mas é bom ressaltar que a estrutura familiar dessa época atesta os felizes resultados advindos, já que são prescrições do próprio Deus que vencem tempo e espaço, podendo ser obedecidas atualmente.



Ora, a função do professor dentro do sistema escolar é nobre, mas o papel da família não pode ser delegado a nenhum outro segmento. Perguntas que parecem ingênuas são feitas constantemente entre elas; "por que a violência chegou assustadoramente às salas de aula", e diga-se sem nenhum pudor ou medo de correção por parte dos infratores. Talvez muitas respostas, mas uma é circunstancial e emblemática: a família (não todas), tem perdido o lugar de referência. De absolutos. De ordem, disciplina e parâmetros.



Até um pouco de religiosidade tem sido posta em dúvida em muitos lugares, ou seja, Deus foi expulso acintosamente, o que se deve esperar então? A máxima de "a toda ação, corresponde uma reação" tem também suas implicações no âmbito moral.

Fora baixos salários, plano de carreira no papel e como assunto apenas de ano eleitoreiro, o professor conseguia suportar tais desmandos e percalços, mas agora, não só com a violência descabida dentro do espaço escolar, mas também o vandalismo, o número de professores estressados e virando as costas à profissão tem aumentado consideravelmente. Bem, falta de reunião buscando soluções para, diga-se, amenizar esse quadro, não é o caso e tem ocorrido muitas e outras mais haverão, mas que tivessem resultados positivos e visíveis sem o famosíssimo blá, blá, blá.



Neste dia 15/10, dia do professor, nossos sinceros parabéns, seja pelo sacerdócio, pela profissão ou até pela necessidade, mas que cada professor pudesse ser lembrado e festejado por bons salários, pelo reconhecimento e respeito, pois do jeito que as coisas caminham e não irá muito longe, professor será profissão de alto risco.

Que a todos Deus abençoe em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário