quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Observações importantes no estudo da Teologia

Os mais veteranos no estudo da santa e bendita Palavra de Deus poderão constatar que já sabem o que aqui será discorrido. No entanto é possível que outros que iniciam o auspicioso estudo das Sagradas Escrituras precisem de algumas informações pertinentes. O estudo sistemático da Bíblia deve ser exatamente iniciado por ela. Conhecendo-se sua estrutura, sua história, desenvolvimento e provas de sua divina inspiração. Pergunta Myer Pearlmam em seu livro "Conhecendo as doutrinas da Bíblia" (p.16, 7ª edição. Setembro de 1978. Editora Vida):"Qual a razão de se aceitarem as opiniões bíblicas como sendo a pura verdade? A resposta a tal pergunta leva-nos ao estudo da natureza das Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança". Tendo-se como ponto de partida tais informações inicia-se então o estudo da doutrina das Escrituras, avançando-se para as doutrinas mais complexas. Com isto não se quer dizer que o referido estudo da Bíblia em si seja menos meticuloso e não complexo. Esta etapa é de suma importância para a compreensão das demais doutrinas, pois quando isso não acontece ao invés de estudo da Bíblia passa ocorrer especulações baratas e mal fadadas. O estudo da doutrina das Escrituras leva a três características importantes e imbatíveis da Bíblia fazendo-a assim superior a qualquer livro através dos séculos, que é a sua inspiração divina, inerrância e infalibilidade. Os tão importantes erros, discrepâncias e contradições que apontam os inimigos da Palavra de Deus são na verdade dificuldades sobre as quais referiu-se o apóstolo Pedro em sua segunda carta exatamente assim:"Ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria condenação deles"( 2 Pedro 3.16). Portanto quatro indispensáveis considerações se fazem necessárias na leitura da Bíblia: quem está falando, para quem está falando, para que tempo está falando, e em que sentido está falando.
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente" ( Isaías 40.8).
Pr. Josué Ribeiro da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário