quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma sugestão

Com os mais variados argumentos, muitas igrejas evangélicas têm inserido na liturgia cultos com temas, que segundo dizem, atraem o povo, a massa, os interessados em movimento, em bençãos, etc. O que segue-se,  é  apenas uma amostra, um ensaio.

Na segunda-feira, o culto da vitória. Na terça, o culto da prosperidade. Na quarta, o culto de libertação. Na quinta, o culto dos empresários. Na sexta, o culto das causas impossíveis. No sabádo, o culto da família. No domingo, um culto de louvorzão.

Com certeza, deve existir outros tipos de culto e reuniões diversas que podem ser sugeridos, mas como tem ocorrido uma temerária falta de pregação e ensino da Palavra de Deus na maioria dos referidos cultos, e por se ver tantos crentes raquíticos espiritualmente, sugiro um culto que se ensine sobre caráter cristão, testemunho de vida, consagração, amor e apego a Bíblia, anelo crescente pela volta de Jesus para arrebatar sua igreja. Que se ensine sobre elevados padrões de moralidade e espiritualidade, não apenas a membresia, mas à liderança. Que os referidos mensageiros, responsáveis pela pregação e ensino da Bíblia, tenham coerência entre o falar na e da tribuna, com a vida cotidiana.

Reconhecemos agradecidos, que em muitas igrejas exista a preocupação com o que será ministrado. Que também exista uma  incessante busca por parte da liderança pela sabia orientação do Espírito Santo de Deus. Que exista seriedade na condução de seus respectivos cultos. No entanto, é lamentável também reconhecer, que noutros lugares, haja uma espécie de maquiagem que dura apenas na hora do culto. 

Se não houver o sistemático ensino da Palavra de Deus, o povo se corrompe, implicando em falta de compromisso, de seriedade, de quebrantamento.
Como nos dias de Esdras e Neemias almejamos por um reavivamento consistente baseado em princípios bíblicos. (1º) A leitura e explicação da Lei do Senhor que para muitos hodiernamente, seriam quase exaustivas (Neemias 8. 1 - 9); (2º) O arrependimento e confissão de pecados (Neemias 9).

Que Deus em Cristo Jesus, a todos  abençoe agora e na eternidade.

Pr. Josué Ribeiro da Costa. Aprendiz de Teologia.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário